Baixada Santista recebe 5ª edição do Pharma Expert com 130 participantes

 

São Paulo, 25 de agosto de 2025

A cidade de Santos recebeu no sábado, 23/8, a 5ª edição do Pharma Expert, evento promovido pelo CRF-SP que reúne farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia em uma programação com palestras, mesas-redondas e debates sobre as mais diversas áreas de atuação farmacêutica. Nesta quinta edição, os temas abordaram a Farmácia Estética, Farmácia Magistral, Vigilância Sanitária, Farmácia Veterinária, Logística Reversa de Medicamentos e suas Embalagens, Gestão Ambiental, Farmacotécnica, Cosmetologia e muitas mais.

Dra. Danyelle Marini, Dra. Barbara Del Rey, Dra. Luciana Canetto e Dr. Walber TomaDra. Danyelle Marini, Dra. Barbara Del Rey, Dra. Luciana Canetto e Dr. Walber Toma

A edição foi realizada nas dependências da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e foi conduzida pelo Dr. Walber Toma, delegado regional da seccional de Santos do CRF-SP.

Para iniciar o evento, a Dra. Bárbara Gomes Del Rey, coordenadora do curso de Farmácia da Unisanta, falou em nome da instituição e ressaltou a importância da parceria para promoção de atualização continuada para os profissionais da região.

Na sequência, o secretário-geral do CRF-SP, Dr. Adriano Falvo, a diretora-tesoureira, Dra. Danyelle Marini, e a vice-presidente, Dra. Luciana Canetto, também deram as boas-vindas aos participantes.

Dr. Adriano contou um pouco do histórico do Pharma Expert. “Em 2024, realizamos seis edições do Pharma Expert na capital. No entanto, muitos farmacêuticos do interior nos procuraram dizendo: ‘E nós? Também queremos participar, mas temos dificuldade de nos deslocar até São Paulo’. Diante dessa demanda, decidimos expandir o projeto outras regiões do Estado. Realizamos cinco edições regionais: em Osasco, Araraquara, Santo André, São João da Boa Vista e, agora, encerrando com chave de ouro, aqui em Santos”, disse.

Dr. Adriano FalvoDr. Adriano Falvo

Dra. Danyelle explicou que o Conselho tem investido muito em capacitação, na articulação política e em trazer temáticas relevantes para aproximar os farmacêuticos e estudantes daquilo que está sendo debatido no CRF-SP. “Aproveitem este evento que foi preparado com muito carinho. Agradeço a todos os palestrantes, conselheiros e delegados presentes. Que possamos juntos fazer um Pharma Expert belíssimo".

Dra. Danyelle MariniDra. Danyelle Marini

Dra. Luciana também falou da preocupação com a formação contínua dos profissionais, não apenas na sede, mas em todas as regiões do Estado. “Trouxemos palestrantes que coordenam os Grupos Técnicos de Trabalho (GTTs) e queremos que vocês se sintam parte disso. A seccional do CRF-SP daqui é a casa de vocês. Aproveitem essa estrutura e se envolvam pois é assim que a gente cresce como categoria."

Dra. Luciana CanettoDra. Luciana Canetto

A primeira mesa-redonda do dia trouxe à tona os desafios e avanços da Farmácia Estética, iniciando com a palestra da Dra. Halika Groke, que discutiu os riscos e potencialidades da área.

“Temos visto por aí profissionais atuando sem especialização, sem apostilamento e sem Registro de Qualificação de Especialista (RQE), além de profissionais atuando sem critério algum de biossegurança”, disse.

Complementando o debate, o Dr. Adilson Batista, delegado da Polícia Federal e ex-assessor da Anvisa, falou sobre o risco do uso de produtos sem registro sanitário.

“Se for encontrado um produto sem registro prévio na Anvisa sendo manipulado, injetado ou dispensado em pacientes, o responsável técnico será o primeiro a ser responsabilizado criminalmente, inclusive com pena de dez a 15 anos de reclusão. Não adianta dizer que foi o dono da clínica que mandou usar aquele botox roubado ou falsificado. Se você é o RT, é sua obrigação saber se o produto precisa de registro e verificar isso”, apontou.

A moderação da mesa ficou por conta do Dr. Fábio Ribeiro da Silva.

Dra. Halika Groke, Dr. Fábio Ribeiro e Dr. Adilson BatistaDra. Halika Groke, Dr. Fábio Ribeiro e Dr. Adilson Batista

Na sequência, o destaque foi para a Farmácia Magistral e Dermatologia, tema tratado pela Dra. Karina Soeiro, coordenadora do GTT de Farmácia Magistral do CRF-SP. A mediação foi realizada pela Dra. Ketylin Migliato.

Dra. Karina apresentou as questões relacionadas às peles de bebês e idosos, suas semelhanças e melhores tratamentos para cada uma dessas faixas etárias. “O farmacêutico magistral pode atuar, por exemplo, focando na importância da escolha do veículo ideal versus o impacto no tratamento e cuidado dessas peles, que são sensíveis tanto na pediatria, quanto na geriatria”, exemplificou a Dra. Karina.

Dra. Karina Soeiro e Dra. Ketylin MigliatoDra. Karina Soeiro e Dra. Ketylin Migliato

Antes da pausa para o almoço, a terceira mesa-redonda abordou inovação, segurança e avaliação de eficácia com a participação do Dr. Silas Arandas, presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia e gerente de P&D da Natura, e do Dr. Ricardo Silveira Leite, coordenador do GTT de Farmácia e Gestão.

Dr. Silas apresentou métodos inovadores para avaliação de produtos cosméticos e dermatológicos, como corneometria, Phmetria cutânea, cutometria, análise de imagens, avaliação tricoscópica, ultrassonografia de alta-frequência, entre outras.

“A avaliação de cosméticos e de formulações dermatológicas é uma área que exige mão-de-obra especializada e capacidade de execução e análise; a aplicação destas técnicas avançadas não exclui a necessidade de uso de instrumentação convencional e avaliação clínica e as melhores caracterizações de performance de produto derivam da combinação de técnicas associada à avaliação clínica”, destacou.

Já o Dr. Ricardo apresentou o panorama do mercado de cosméticos, que tem o Brasil como 3º/4º maior mercado mundial de beleza e cuidados pessoais.

“Temos entre os segmentos em crescimento o skincare, o haircare, dermocosméticos e higiene íntima. As tendências para o setor são produtos naturais e veganos e sustentabilidade e embalagens refil, entre outros. E precisamos estar atentos ao consumidor, que é informado e busca evidências científicas”, disse.

A moderação ficou a cargo da Dra. Rosilene Martins Viel.

Dr. Silas Arandas, Dra. Rosilene Martins e Dr. Ricardo Silveira LeiteDr. Silas Arandas, Dra. Rosilene Martins e Dr. Ricardo Silveira Leite

O período da tarde foi aberto com a atividade “Manipulação em Oncologia Veterinária e Logística Reversa”, que contou com a participação do Dr. Anderson Carniel e da Dra. Daniele Fidelis, abordando segurança, biossegurança e descarte de resíduos em manipulação oncológica veterinária.

Dr. Carniel ressaltou que, ao tratar de farmácia magistral veterinária, pontos importantes são o tratamento individualizado e focado, a importância de entender as peculiaridades do paciente, que os pets são, muitas vezes, considerados membros da família, que há grandes diferenças nas morfofisiologias de raças e espécies e que o profissional tem necessidade de buscar informações atualizadas o tempo todo. Além disso, ele destacou o aumento da incidência de câncer nos animais.

“Da mesma forma que ocorreu na medicina humana, observou-se na Veterinária uma explosão de medidas preventivas que visam prolongar a vida. A prevenção de doenças infecciosas e parasitárias, associada às melhorias na nutrição, terapêutica e prática médica, resultou em grande aumento na expectativa de vida dos animais de companhia, o que infelizmente aumentou a probabilidade de desenvolvimento de doenças relacionadas à senilidade, como o câncer”, disse.

Dra. Daniele falou sobre as práticas seguras e biossegurança da Manipulação Oncológica Veterinária. “A manipulação oncológica veterinária envolve desafios específicos que vão além do conhecimento técnico. É uma área que carece de normativas específicas, o que exige alinhamento constante entre farmacêuticos, médicos veterinários e gestores. Precisamos fomentar iniciativas de educação continuada, formar grupos de trabalho e promover discussões regulatórias”, apontou.

Na sequência, o Dr. Juan Carlos Becerra Ligos apresentou um panorama sobre a logística reversa de medicamentos e suas embalagens, tema de crescente relevância para a sustentabilidade e responsabilidade sanitária.

“As pessoas descartam medicamentos no lixo ou nas redes de esgoto por falta de informação, responsabilidade, cidadania e conveniência, não por falta de opção” disse, apontando que a Logística Reversa de Medicamentos e suas embalagens de uso domiciliar tem como arcabouço legal a Lei Federal 12.305 de 2010, a Decreto Federal 10.388 de 05/06/2020 e o Decreto Federal Nº 10.936, DE 12/01/22.

A mesa foi moderada pela Dra. Luciane Tiburtino.

Dr. Anderson Carniel, Dra. Daniele Fidelis, Dra. Luciane Tiburtino e Dr. Juan Carlos Becerra Ligos Dr. Anderson Carniel, Dra. Daniele Fidelis, Dra. Luciane Tiburtino e Dr. Juan Carlos Becerra Ligos

Encerrando o evento, a médica ginecologista e mastologista Dra. Roberta Maria Santoro apresentou uma nova molécula para contracepção oral desenvolvida pela empresa parceira Libbs.

Ela falou da importância do farmacêutico no acesso à saúde no Brasil: “Orientação adequada sobre o uso de medicamentos, seja na prevenção da automedicação e/ou uso indevido, avaliação de prescrições e contribuição para a adesão ao tratamento,  evitar interações medicamentosas perigosas, minimizar efeitos adversos e intoxicações” e finalizou: “Educar a população sobre os medicamentos salva vidas”.

Participantes do 5° Pharma Expert, ocorrido em SantosParticipantes do 5° Pharma Expert, ocorrido em Santos

 

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Icone do VLibras Widget. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.