4ª edição do Pharma Expert abordou temas em Saúde Pública, Suplementos Alimentares, PICs e Cannabis Medicinal
São Paulo, 21 de julho de 2025
No último sábado, 19 de julho, São João da Boa Vista foi palco da 4ª edição do Pharma Expert, evento promovido pelo CRF-SP que reuniu farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia para discutir temas relacionados à Saúde Pública, Práticas Integrativas Complementares, Suplementos Alimentares e Cannabis Medicinal.
O evento foi conduzido pelo Dr. Ronaldo Campanher, delegado regional de São João, e contou com a presença da Dra. Ana Paula Sendão, coordenadora do curso de Farmácia do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae), que reforçou a importância da parceria entre a instituição de ensino e o Conselho na formação de profissionais comprometidos com a qualidade da saúde.
Também participaram da abertura os diretores do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow (presidente), Dra. Luciana Canettto (vice-presidente), Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira) e Dr. Adriano Falvo (secretário-geral), além do conselheiro federal por São Paulo, Dr. Marcos Machado, e da delegada regional adjunta de São João da Boa Vista, Dra. Débora Rehder.
Dr. Marcelo Polacow deu as boas-vindas aos presentes e destacou a grandiosidade da estrutura do Conselho e a importância do trabalho coletivo. "Somos 27 seccionais em todo o Estado, uma verdadeira máquina gigantesca. São quase 90 mil farmacêuticos ativos e 800 voluntários que trabalham para valorização da profissão. É realmente uma máquina grandiosa, e eu só tenho a agradecer, porque ninguém faz nada sozinho. Estamos vencendo desafios e valorizando, cada vez mais, a nossa profissão”, apontou.
Em seguida, Dra. Luciana Canetto, enfatizou a relevância da atuação dos Grupos Técnicos e a qualidade dos temas abordados no evento. "Esse é um evento que nasce dos Grupos Técnicos da Sede, em parceria com os GTTs do interior. E é uma honra fazer parte desses grupos. Hoje, muitos coordenadores estão aqui, e vocês vão acompanhar discussões de alto nível. É com isso que nos preocupamos: não em trazer qualquer tema, mas sim discussões relevantes, atuais e de ponta", disse.
Dra. Danyelle Marini apontou a importância de o Pharma Expert percorrer todas as regiões do Estado. “A gente consegue levar informação para os farmacêuticos que não estão na capital. É por isso que o Conselho traz esses eventos para as seccionais. E hoje, poder falar sobre temas como as PICs aqui em São João da Boa Vista é um presente.”
Já o Dr. Adriano Falvo ressaltou o compromisso do Conselho com a capacitação profissional e o investimento contínuo em qualificação. "O Conselho não poupa esforços para levar qualificação. Hoje, posso dizer sem medo de errar que somos o conselho de classe que mais investe na capacitação dos profissionais. Não existe, neste país, outro conselho de classe que realize tantos eventos quanto o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo. Porque acreditamos que, com qualificação e treinamento, promovemos a valorização dos profissionais."
Durante a abertura, o Dr. Antônio Geraldo Ribeiro dos Santos Júnior, conselheiro federal suplente, foi homenageado com uma Menção Honrosa em reconhecimento a sua significativa contribuição ao setor farmacêutico. A entrega foi realizada pela diretoria do evento.
"O CRF-SP não mede esforços para levar eventos de qualidade a todas as regiões do Estado. Quero, mais uma vez, agradecer. É um grande prestígio receber todos vocês em nossa cidade. Muito obrigado também pela homenagem, que divido com todos os colegas. Nada se faz sozinho: o nosso trabalho só acontece quando muitas mãos se unem em prol da profissão farmacêutica”, disse o Dr. Antonio Geraldo.
A primeira mesa-redonda abordou a Assistência Farmacêutica no SUS, com palestra da Dra. Maria José Martins de Souza, coordenadora do GTT de Saúde Pública do CRF-SP, que destacou os desafios e avanços no acesso a medicamentos no SUS, como a distribuição estratégica de farmácias, clareza nas informações e a importância da educação em saúde.
Na sequência, Dra. Valéria da Cruz Oliveira de Castro, coordenadora farmacêutica da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, falou sobre o papel do farmacêutico na regionalização dos serviços de saúde, destacando a participação ativa na organização das linhas de cuidado, na gestão da assistência farmacêutica e na padronização de medicamentos.
A Dra. Priscila Dejuste, conselheira do CRF-SP e coordenadora do GTT de Suplementos Alimentares, trouxe uma visão atualizada sobre as tendências do setor, incluindo a personalização da suplementação com base em testes biotipológicos, crescimento de produtos para usuários de agonistas de GLP-1, abordagens integrativas e novos formatos como gomas e shots funcionais.
O evento também explorou a atuação farmacêutica nas Práticas Integrativas e Complementares (PICS), inciando pela Dra. Márcia de Cassia da Silva Borges, coordenadora do GTT de Homeopatia, que abordou a qualidade dos medicamentos e a atuação clínica do farmacêutico homeopata, ressaltando o cumprimento rigoroso das normas da Farmacopeia e a educação do paciente.
Dra. Thais do Carmo, coordenadora do GTT de Aromaterapia do CRF-SP, falou sobre a Aromaterapia na prática farmacêutica, destacando a recente Resolução CFF Nº 3/2025, que regulamenta o serviço como prática clínica farmacêutica, com foco na segurança e qualidade dos óleos essenciais.
Dra. Nilsa Sumie Yamashita Wadt, que coordenada o GTT de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP, apresentou a palestra “Cuidado Farmacêutico e Interações Medicamentosas em Fitoterápicos”, ressaltando a importância da identificação botânica correta e da informação completa nos produtos, como exigência legal e de boas práticas.
Dr. Carlos Alberto Kalil, coordenador do GTT de Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura, tratou da qualidade e segurança das fórmulas e medicamentos da Medicina Tradicional Chinesa, destacando os desafios na padronização devido às variabilidades naturais e de processamento.
Encerrando as palestras, Dra. Margarete Akemi Kishi, coordenadora do Comitê de Cannabis Medicinal do CRF-SP, apresentou um panorama atual sobre o uso de cannabis medicinal no Brasil, destacando que mais de 672 mil pacientes fazem uso da substância (dados de 2024). Ela também reforçou a importância do acompanhamento farmacoterapêutico e a atuação regulamentada dos farmacêuticos conforme a Resolução CFF nº 680/2020.
Monica Neri
Departamento de Comunicação CRF-SP
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS
Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias